ERA UMA VEZ O CINEMA


As Três Noites de Eva (1941)

cover As Três Noites de Eva

link to As Três Noites de Eva on IMDb

País: USA, 94 minutos

Titulo Original: The Lady Eve

Diretor(s): Preston Sturges

Gênero(s): Comédia, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.8/10 (17775 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

INDICAÇÕES star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História Original (Monckton Hoffe)

Sinopse: The Lady Eve é um dos filmes mais engraçados que já se teve notícia. É uma obra-prima das comédias românticas. Excêntrica, sexy, dissimulada, divertida e refinada. Ela é tudo isso e um pouco mais. Os diálogos são rápidos, nos atingem como uma lança, e as situações são quase sempre divertidas ou guardam algo de inesperado. É impressionante como Preston Sturges realizou duas obras-primas em apenas um ano – além deste The Lady Eve, dirigiu Contrastes Humanos [The Sullivan´s Travels], que é ainda superior.

É claro que The Lady Eve não seria metade do que é não fossem as atuações de dois dos maiores do cinema americano: Barbara Stanwyck, interpretando uma amalucada e sexy trapaceira, e Henry Fonda, interpretando um herdeiro de uma grande cervejaria e herpetólogo – a química entre os dois é perfeita e rende alguns dos momentos mais sensacionais de todas as screwball comedies. Roger Ebert em sua crítica começa com a seguinte declaração: “Se me pedissem para nomear uma única cena entre todas as comédias românticas, que fosse a mais sexy e engraçada ao mesmo tempo, eu recomendaria começar aos seis segundos antes da marca dos vinte minutos do filme de Preston Sturges.

Charles Pike (Fonda) é um biólogo apelidado de “chopinho” (“hopsy” no original) devido aos negócios do pai, sócio de uma cervejaria e muito rico. Ele é um dos primeiros nerds do cinema, inteligente porém desajeitado.

Assim, torna-se presa fácil para os golpistas “Colonel” Harry Harrington (Charles Coburn) e sua filha Jean (Stanwyck), que pretendem roubar o dinheiro dele no jogo de cartas. Ninguém esperava que ele se apaixonasse por Jean, mas quando Charles descobre quais eram as intenções dela, ele a abandona no navio e segue seu rumo.

Em uma festa na mansão dos Pike, Stanwyck reaparece, agora como Lady Eve Sidwich. Embora a semelhança com Jean faça Charles desconfiar, ela logo usa sua perspicácia para enganá-lo novamente, dizendo que ela e Jean são filhas do mesmo pai. Mais uma vez Charles se apaixona por ela, embora seu secretário Mugsy (William Demarest) tente impedir que eles se casem, usando sua frase de efeito: “é a mesma umazinha!” (“she’s the same dame!”).

Preston Sturges, um mestre da comédia romântica, escreveu o roteiro baseando-se em um conto de 19 páginas já existente nos arquivos da Paramount. Com muita esperteza, ele conseguiu inserir cenas e diálogos picantes demais para a época, sem contudo ter problemas com o Código Hays. Trabalhar com o diretor foi uma alegria para Barbara e Henry. Usando roupas extravagantes para ser facilmente encontrado no set de filmagem em meio à numerosa equipe técnica, Preston fazia de tudo para deixar seus colegas de trabalho à vontade.

Charles está saindo da Amazônia com uma cobra rara. No navio é possível ver até cartazes escritos em português. Apesar disso, as cenas anteriores, que mostram Charles na floresta, foram gravadas em Los Angeles. Com ou sem floresta, o certo é que este filme foi um ponto de virada nas carreiras do belíssimo Henry e também de Barbara, uma atriz versátil que até então nunca havia feito uma comédia, apenas dramas e westerns. O filme ainda traz referências ao mito de Adão e Eva, incluindo a cobra e a maçã que aparecem junto aos créditos, numa adorável sequência animada.

Além dos protagonistas, não poderia esquecer as atuações de Charles Coburn, Eugene Pallette, Eric Blore e William Demarest – não há, em verdade, uma única peça fora do lugar em todo o elenco. O título em português foi muito bem escolhido e diz mais do que aparenta: são três noites completamente diferentes, todas sob a direção de Eva, a fêmea, e todas com uma serpente por perto, capturada pelo personagem de Fonda e sob seus cuidados, presa em uma gaiola mas que, vejam bem, está sempre fugindo por aí…

 

Elenco: